Município em MT que foi inundado pela chuva entra em situação de emergência e calamidade pública
- 14/01/2025 16:36
- Redação/Assessoria
Com base no Decreto Municipal 087/2020, que dispõe sobre a retomada gradativa e segura das atividades educacionais públicas e privadas em Sinop, instituições de ensino da rede municipal de educação voltam presencialmente, apenas, em 18 de maio. Para a prática discente serão adotadas medidas restritivas de segurança e prevenção ao contágio por Covid-19.
Nessa reorganização de toda a Rede os protocolos de segurança e saúde estão sendo intensificados. Entre eles, a capacitação dos servidores que atuam no segmento educacional. Nesta quarta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) deu início à gravação de uma série de conteúdos que visa ampliar o conhecimento dos profissionais quanto ao novo coronavírus.
Também serão preparados materiais específicos de acordo com o segmento de cada profissional, isto é, seja infraestrutura, merenda, docência, entre outros. A distribuição dos vídeos será feita pela secretaria diretamente às escolas e essas aos profissionais.
Cristiane Pereira, bióloga com ênfase em biotecnologia, especialista em sanitização, e Priscila Camargo Garcia, engenheira de alimentos, especialista em microbiologia, conduzem as gravações.
"Esse treinamento visa nivelar o conhecimento em relação ao Covid-19 dos servidores da área de educação. Faremos um treinamento introdutório em relação à prevenção. Posteriormente, gravaremos separadamente para educadores, pessoal da higienização, cozinha e de forma mais aprofundada", explicou Cristiane.
No primeiro vídeo que será distribuído aos servidores em geral estão explicações sobre a doença, o vírus, as formas de contágio, medidas de mitigação do contágio, entre outros pontos.
Além dos vídeos, servidores também contam com as informações contidas na cartilha orientativa elaborada com a finalidade de ampliar os conhecimentos sobre a doença.
O material é formado por um conteúdo explicativo acerca da doença, sintomas, grupos de risco e transmissão. Seu interior também aborda as medidas de prevenção e proteção, como etiquetas respiratórias, higiene com as mãos, desinfecção de objetos, limpeza de ambientes, uso correto de máscaras e luvas, práticas de higienização, comportamentos e adequações.