Terceira etapa de vacinação contra a gripe é dividida em dois grupos

Terceira etapa de vacinação contra a gripe é dividida em dois grupos

  • 06/05/2020 09:06
  • Redação/Assessoria

A população de risco da terceira fase de vacinação da campanha nacional contra a gripe deve se atentar a divisão dos grupos feita pelo Ministério da Saúde, no último dia 24/04, no intuito de diminuir a aglomeração de pessoas nos pontos de imunização. A partir da próxima segunda-feira, dia 11, início da nova etapa, poderão procurar as unidades de vacinação as pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de seis anos.

 

Já os adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas devem aguardar até o dia 18/05. A imunização protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B; e, conforme Ministério da Saúde, a contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

 

CAMPANHA

Desde o início da segunda fase de vacinação, dia 16/04, as Unidades Básicas de Saúde PRIMAVERAS, CIDADE JARDIM, ALTO DA GLÓRIA, AMÉRICA, CAMPING CLUB, BOTÂNICO, JACARANDÁS, MARIA VINDILINA I, SÃO FRANCISCO e CIAMS (antiga farmácia Jacarandás) estão realizando a aplicação de doses contra a gripe em profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa. População privada de liberdade estão sendo vacinados nas próprias penitenciárias.

 

Durante a primeira etapa, o setor de imunização aplicou um percentual de doses acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Entre os dias 27/03 e 15/04, 104,61% dos idosos (60 anos e mais) foram imunizados, isto é, 7.186 doses aplicadas, sendo que o esperado eram 6.869.

 

No mesmo período, os profissionais da saúde, que também foram priorizados, tiveram um resultado ainda melhor, sendo 115,40% do grupo imunizados. A meta era atingir 3.175 pessoas, mas foram alcançadas 3.664.  

 

  • Fonte: Assessoria