Vacinação contra a gripe é retomada nesta sexta-feira, dia 27

Vacinação contra a gripe é retomada nesta sexta-feira, dia 27

  • 26/03/2020 18:25
  • Redação/Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, por parte do Governo Federal, mais uma remessa, contendo 2,3 mil doses da vacina contra gripe, para dar continuidade a primeira fase da campanha nacional de vacinação. Com isso, a vacinação em Sinop será retomada nesta sexta-feira, dia 27, nos grupos prioritários de idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde de todos os níveis de complexidade, isto é, desde os da atenção básica até os que atuam nos hospitais públicos e privados.

 

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Francisco, Gente Feliz, Nações, Boa Esperança, Vindilina I e II, Cidade Jardim, Vitória Régia, São Cristóvão, Sabrina, Alto da Glória, Camping Club, Jacarandás, América e Botânico das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h30. No Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal (Ciams) - antiga farmácia Jacarandás, a vacinação será das 7h às 18h, sem intervalo para almoço. Os setes postos de saúde que foram destinados ao atendimento exclusivo de quadros gripais, NÃO ESTARÃO realizando a vacinação, atendendo a estratégia de prevenção aos grupos de risco.

 

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, para evitar a aglomeração, as equipes já foram preparadas e orientadas para monitorarem a entrada do público alvo. “Teremos um controle de fluxo, respeitando a fila, sempre com distância mínima de um metro e meio entre cada pessoa”, afirma o gestor.

 

O secretário, também, pede calma à população, haja vista que para suprir a demanda desta primeira etapa o município precisa de dez mil doses. “Nós estamos com uma antecipação da vacinação pelo Ministério da Saúde, devido a todo o quadro do coronavírus. Eles mandaram para a gente uma quantidade de doses reduzidas, que ainda não é suficiente para todos, porém, após o término dessas vacinas serão enviadas novas remessas. Será uma ação  gradativa, antecipatória, para contemplar toda a população que necessita, preferencialmente, os idosos”, explica.

 

Na última segunda-feira, 23, a primeira remessa de 1,5 mil doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas em idosos e profissionais da saúde em Sinop. A imunização protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a contra-indicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Os demais grupos prioritários também receberão as doses.

 

Esses ficarão divididos da seguinte forma: na segunda fase, que inicia no dia 16 de abril, os contemplados com as doses são professores das redes públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas (não transmissíveis) e outras condições especiais. Já na terceira fase, que inicia no dia 09 de maio, mesma data do dia D, serão vacinados os grupos de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade. 

 

  • Fonte: Assessoria