Governo decreta situação de emergência em Mato Grosso

Governo decreta situação de emergência em Mato Grosso

  • 24/03/2020 19:26
  • Redação/Assessoria

Haja vista a crise causada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado decretou situação de emergência por 90 dias em todo o território mato-grossense.

 

A situação é considerada como desastre natural e classificada como epidemia de doença infecciosa viral.

 

A decisão foi tomada em virtude da confirmação de seis casos de contaminação e 210 suspeitos, em mais de 40 municípios de Mato Grosso.

 

O objetivo do Decreto é dar ao Estado condições de resposta rápida para a prevenção, preparação, recuperação e alívio frente à epidemia do coronavírus.

 

O Decreto nº 420/2020, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado de segunda-feira, 23 de março, e tem a vigência de três meses, mas pode ser prorrogado, se houver necessidade de ações de contenção da doença.

 

De acordo com o documento, o Governo fica autorizado receber receitas destinadas a ação de prevenção e combate à doença, relacionadas com a assistência social, por meio de contas especiais do Banco do Brasil, abertas para esta finalidade.

 

Com vistas a barrar o avanço do vírus em MT, o Governo já adotou diversas medidas de prevenção, entre elas a proibição de aglomerações, fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, como bares, lanchonetes e conveniência e restringiu o funcionamento de restaurantes e padarias que podem trabalhar apenas com a opção de entrega ou retirada da mercadoria no local.

 

E lembre-se, o sucesso no combate ao coronavírus depende de todos, faça a sua parte, você também é responsável.

 

  • Fonte: Jota Passarinho / Lorena Bruschi