Número de suspeitas de coronavírus sobe para 22 em Sinop-MT

Número de suspeitas de coronavírus sobe para 22 em Sinop-MT

  • 23/03/2020 19:07
  • Redação/Assessoria

Subiu para 22 o número de suspeitas de Coronavírus em Sinop. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal  de Saúde (SMS), Kristian Barros na tarde desta terça-feira (24). A capital do nortão está em 3º lugar no ranking dos municípios com mais casos suspeitos.

O Secretário ressaltou ainda que os casos estão sendo monitorados aguardando o resultado de exames, e que os sintomas são considerados leves e moderados. As vítimas que estão com os sintomas não fazem parte do grupo de risco como idosos e crianças, eles são adultos com idades entre 25 e 45 anos.

 

SES

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), confirmou que o Município de Nova Monte Verde-MT apresentou seu primeiro caso de Covid-19, oque não ficou claro é como esta paciente foi contagiada pelo vírus. 

 

GOVERNO DO ESTADO

Ainda hoje o Governo do Estado  publicou uma portaria que habilita laboratórios a realizarem testes de coronavírus em MT.

Foi publicado na edição do Diário Oficial que circulou nesta terça-feira (24.03), a portaria n°099/2020GBSES, com todas as regras do processo. De acordo com documento, antes de realizar o pedido de inscrição para o credenciamento é necessário que os laboratórios sigam alguns requisitos para participar do processo.

I- Possuir registro no CNES e informar o número do respectivo registro;

II - Apresentar cópia do Alvará da Vigilância Sanitária (exceto laboratório público de ensino e pesquisa);

III - Comprovar a existência, no laboratório, de técnico com experiência em biologia molecular na realização de RT-PCR em tempo real;

IV - Possuir laboratório de contenção NB-2 para manipulação das amostras e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados a esse nível de contenção;

V - Firmar o Termo de Cooperação Técnica Laboratorial, Anexo Único desta Portaria.

Os laboratórios que atendem aos cincos requisitos listados acima, devem encaminhar os documentos digitalizado (em alta resolução) para o e-mail: dirlacen@ses.mt.gov.br. Os estabelecimentos receberão uma visita técnica para vistoria do local.

Todo o processo será conduzido por uma equipe de profissionais do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) que analisará as propostas apresentada por cada um dos interessados. O documento completo com todas as informações pode ser acessado AQUI (páginas 20 e 21).

 

  • Fonte: Sonia Godinho