Filhote de onça melânica é resgatado no município de Paranaíta-MT

Filhote de onça melânica é resgatado no município de Paranaíta-MT

  • 17/06/2019 11:24
  • Redação/Assessoria

Um filhote macho de onça pintada melânica foi resgatado no município de Paranaíta por servidores da Regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Alta Floresta. O animal de aproximadamente três meses foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop na quinta-feira (13.06).

O melanismo é uma alteração genética rara, explica o coordenador de Fauna e Recurso Pesqueiro da Sema, Christiano Justino. É um aumento concentrado e considerável de pigmentação preta, que ocorre no corpo todo. Também conhecida como onça-preta, a onça pintada melânica tem visíveis as rosetas e pintas típicas da espécie contra o fundo negro da pelagem.

De acordo com o diretor da Unidade Desconcentrada de Alta Floresta, Vinicius Rezek, a equipe recebeu uma ligação dizendo que o animal, encontrado na região de pastagem de um sitio, estava muito debilitado. “Um cidadão entrou em contato conosco e disse que estava cuidando de um filhote de onça a uma semana e que o animal foi encontrado desnutrido. Resgatamos o filhote e encaminhamos para o Hospital Veterinário, que faz os procedimentos necessários para reabilitar e se possível realizar a soltura deles na natureza novamente”.

  • Fonte: Renata Prata