Sinop poderá ganhar Hospital Universitário em 2020

Sinop poderá ganhar Hospital Universitário em 2020

  • 12/06/2019 11:35
  • Redação/Assessoria

A região de Sinop e todo o nortão de Mato Grosso poderá ganhar um Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto e iniciativa do vereador Luciano Chitolina (PSDB) que já conta com apoio da reitoria da UFMT em Sinop, recebeu um aliado de peso, o deputado Federal José Medeiros (Podemos) que é vice-líder do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

AVAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Em audiência com o Ministro da Educação Abraham Weintraub, ocorrido no último dia 30, a proposta obteve sinal verde e apoio do governo federal para seguir a diante. “O ministro deixou claro que o governo tem dificuldade de alocar recursos neste momento, mas que não vê problemas em a Universidade Federal ser a gestora do Hospital”, relatou Luciano em entrevista.

 

A PROPOSTA

A proposta defendida pelo vereador é a de transformar o Hospital Regional de Sinop no Hospital Universitário.

 

Segundo ele, dentre os inúmeros benefícios para Sinop e região está a oferta de pessoal e equipamentos para atender a grande demanda local e regional existente. Outro benefício é a oferta de espaço e estrutura para estágios e residência médica dos alunos de graduação.

 

DESAFIOS

Com o aval da UFMT e do Ministério da Educação, os desafios a partir de agora é a garantia de recurso pela bancada parlamentar de Mato Grosso no Orçamento Federal de 2020. A demanda anual para manter o Hospital estaria na ordem de R$ 60 milhões. Parte dos recursos poderia vir do governo estadual e dos municípios por meio de convênios.

 

Outro desafio deverá ser o convencimento do Governo do Estado em aceitar transferir o Hospital para o Governo Federal e ajudar na manutenção do mesmo.

 

OTIMISMO

“Estou muito otimista com este projeto, pela grandiosidade e importância do mesmo tanto para a área de saúde como à formação superior aqui em nossa cidade. E se tudo decorrer como planejado acreditamos que a criação do Hospital Universitário seja concretizada no Hospital Regional de Sinop já por volta do segundo semestre de 2020”, concluiu o vereador Luciano Chitolina.