Nova Liderança Política Surge em Sinop como possível vice de Roberto Dorner
- 25/07/2024 21:14
- Redação/Assessoria
A região de Sinop e todo o nortão de Mato Grosso poderá ganhar um Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto e iniciativa do vereador Luciano Chitolina (PSDB) que já conta com apoio da reitoria da UFMT em Sinop, recebeu um aliado de peso, o deputado Federal José Medeiros (Podemos) que é vice-líder do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, em Brasília.
AVAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Em audiência com o Ministro da Educação Abraham Weintraub, ocorrido no último dia 30, a proposta obteve sinal verde e apoio do governo federal para seguir a diante. “O ministro deixou claro que o governo tem dificuldade de alocar recursos neste momento, mas que não vê problemas em a Universidade Federal ser a gestora do Hospital”, relatou Luciano em entrevista.
A PROPOSTA
A proposta defendida pelo vereador é a de transformar o Hospital Regional de Sinop no Hospital Universitário.
Segundo ele, dentre os inúmeros benefícios para Sinop e região está a oferta de pessoal e equipamentos para atender a grande demanda local e regional existente. Outro benefício é a oferta de espaço e estrutura para estágios e residência médica dos alunos de graduação.
DESAFIOS
Com o aval da UFMT e do Ministério da Educação, os desafios a partir de agora é a garantia de recurso pela bancada parlamentar de Mato Grosso no Orçamento Federal de 2020. A demanda anual para manter o Hospital estaria na ordem de R$ 60 milhões. Parte dos recursos poderia vir do governo estadual e dos municípios por meio de convênios.
Outro desafio deverá ser o convencimento do Governo do Estado em aceitar transferir o Hospital para o Governo Federal e ajudar na manutenção do mesmo.
OTIMISMO
“Estou muito otimista com este projeto, pela grandiosidade e importância do mesmo tanto para a área de saúde como à formação superior aqui em nossa cidade. E se tudo decorrer como planejado acreditamos que a criação do Hospital Universitário seja concretizada no Hospital Regional de Sinop já por volta do segundo semestre de 2020”, concluiu o vereador Luciano Chitolina.