De Olho no Futuro: Mutirão oftalmológico é nesta quinta-feira (13)

De Olho no Futuro: Mutirão oftalmológico é nesta quinta-feira (13)

  • 12/06/2019 10:46
  • Redação/Assessoria

O mutirão oftalmológico do projeto De Olho no Futuro vai atender 812 alunos de 25 escolas públicas, com faixa etária de seis a sete anos, nesta quinta-feira (13) nas dependências do Hospital Dois Pinheiros, em Sinop-MT.

 

O projeto está em sua quinta edição e entrou para o calendário do município, segundo o médico e um dos organizadores do evento, Dr. Douglas Yanai. "Reunimos pessoas que querem ajudar e crianças que necessitam e um dia também terão a oportunidade de ajudar outras pessoas", exalta Yanai.

 

O médico ressalta ainda a importância da ação. "Muitas crianças, mesmo com uma visão prejudicada ou reduzida, podem não reclamar deste problema e isso impacta de forma significativa o aprendizado", explica Yanai.

 

18 professores e 200 acadêmicos da UFMT de Sinop auxiliam no projeto, entre eles a estudante do 7º semestre de Medicina, Jhennifer Listhil da Costa, que destaca a oportunidade de aprender, praticar e olhar para o outro com mais carinho.

 

"Esse projeto muda vidas, proporciona para a criança a possibilidade de aprender e aproveitar ao máximo o que uma escola pode oferecer e dá uma oportunidade que talvez ela não tivesse devido a condições financeiras", encerra a acadêmica.

 

Os estudantes serão atendidos das 07h às 17h pelas equipes da UFMT e pelos médicos oftalmologistas Douglas Yanai, Fabíola Cieslak, Linameli Pazin, Priscila Melhado e Rafael Melhado.

 

Durante o mutirão haverá ainda aferição de pressão, IMC, orientação nutricional, orientação farmacêutica com o pessoal da Farmácia Solidária e medição de glicose.

 

Mais de mil e quinhentos alunos foram triados nas escolas na primeira fase do projeto. A expectativa é que pelo menos 80 óculos sejam entregues ao fim da ação.

 

São parceiros do projeto De Olho no Futuro: Hospital Dois Pinheiros, Universidade Federal de Mato Grosso, Rotary Clube de Sinop Teles Pires, Oculare, Óticas Carol, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Unimed, Unicred, Sicredi, Viva Mais e BW Comunica.

 

  • Fonte: Carol Scandolara/BW Comunica