Encontro estadual dos Conselhos de Educação começa nesta quarta (05) em Sinop-MT

Encontro estadual dos Conselhos de Educação começa nesta quarta (05) em Sinop-MT

  • 04/06/2019 17:08
  • Redação/Assessoria

Será aberto nesta quarta-feira, 05/06, no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop, a 14ª edição do Encontro Estadual dos Conselhos de Educação de Mato Grosso. Até a quinta-feira, 06/06, representantes de diversos municípios mato-grossenses discutem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste ano, o evento apresenta como tema "BNCC - Experiências e Desafios na Construção dos PPP's após homologação do DRC/MT". 

 

De acordo com a programação, a abertura está marcada para as 8h com apresentação cultural, seguida da composição de mesa de honra e, na sequência, início das mesas temáticas e debates. O encerramento do primeiro dia ocorre às 17h. Já na quinta-feira, os trabalhos serão retomados às 7h15 e seguem até o período da tarde.  A programação completa pode ser consultada aqui.  

 

"Estamos em um período de organização das propostas pedagógicas das escolas, uma vez que a BNCC, a Base Comum Curricular, foi homologada em 2017. O Documento Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso foi homologado em 2018 e agora, em 2019, todas as escolas, principalmente dos municípios que têm sistema próprio de ensino, estão organizando suas propostas pedagógicas. Consequentemente, o regimento escolar, e a nossa preocupação, neste ano, da UNCME Mato Grosso, é dar essa sustentação para que esses municípios, essas unidades escolares possam organizar suas propostas pedagógicas e, em 2020, quando ela for implementada, nós teremos uma qualidade de ensino à altura do que o nosso país merece", destacou Edemar Jorge Kamchen, coordenador estadual da UNCME/MT e presidente do Conselho Municipal de Educação de Sinop. 

 

São parceiros do evento a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Municipal de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C), Secretaria de Estado de Educação, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop, Conselho Estadual de Educação (CEE), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (SINTEP) e Universidade do Estado de Mato Grosso.

 

A BNCC

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Base Nacional Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

 

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, aponta ainda o Ministério.

 

  • Fonte: Visão Notícias