Mudas estão prontas para a restauração da APP da UHE Sinop-MT

Mudas estão prontas para a restauração da APP da UHE Sinop-MT

  • 04/06/2019 16:56
  • Redação/Assessoria

Espécies como Cajueiro, Guarantã, Ipê-amarelo, Copaíba, Sucupira, Cumaru, Jatobá, Jutaí-mirim, Ingá-mirim, Mamoninha-do-mato, Mandiocão, Angelim, Castanheira, entre outras, deverão ser plantadas nos próximos 10 anos

 

A produção no viveiro de mudas da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, está a todo vapor! Cerca de 100 mil mudas de espécies endêmicas e raras, frutíferas, medicinais e com potencial silvicultural já estão prontas para o plantio. A atividade é relativa ao Programa de Coleta de Propágulos e Produção de Mudas do Projeto Básico Ambiental. São aproximadamente 30 espécies nativas que serão plantadas na Área de Preservação Permanente (APP), pela Sinop Energia, concessionária da Usina.

 

O trabalho iniciou em novembro de 2016, juntamente com a supressão vegetal, com a coleta de propágulos e sementes, resgate de algumas espécies e marcação de matrizes porta sementes, um complemento do Programa de Resgate da Flora. Para a produção das mudas as sementes foram armazenadas em local apropriado até o momento do plantio.

 

Espécies como Cajueiro, Guarantã, Ipê-amarelo, Copaíba, Sucupira, Cumaru, Jatobá, Jutaí-mirim, Ingá-mirim, Mamoninha-do-mato, Mandiocão, Angelim, Castanheira, entre outras, deverão ser plantadas nos próximos 10 anos. Algumas espécies já foram doadas durante o 5º Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental, em Sinop, e outras 600 já foram plantadas em um trabalho de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, no canteiro de obras da Usina.

 

O gerente de Meio Ambiente, André Vasques, repassou que o objetivo do viveiro é produzir as mudas para a recuperação das APPs do Empreendimento após a formação do reservatório. “O viveiro tem capacidade para produção de 150 mil mudas/ano. As mudas serão utilizadas para o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que visa a restauração ambiental da APP do reservatório, que será realizada em um período de 07 a 10 anos.”

 

Ainda segundo o gerente, a Sinop Energia assinou um termo de Cooperação Técnica com a Embrapa para a restauração ambiental da APP do reservatório da UHE Sinop. “Com a parceria serão estabelecidos parcelas, ensaios, estudos de solo e várias pesquisas, elegendo as alternativas de melhores méritos e as metodologias a serem utilizadas na recuperação dessas áreas”, finaliza.

 

Segundo o diretor presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha, todo o trabalho é acompanhado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), órgão licenciador ambiental. “Com o enchimento do reservatório, a legislação exige um reflorestamento por parte da Sinop Energia de toda APP formada, sendo mais uma forma de compensação ambiental”, explica.

 

O viveiro de mudas da UHE Sinop está localizado no canteiro de obras da UHE Sinop, administrado por empresa contratada pelo Empreendimento para desenvolver a atividade.

 

  • Fonte: Assessoria UHE Sinop