Mais de 44 mil eleitores de MT que não votaram nas três últimas eleições podem ter o título cancelado

Mais de 44 mil eleitores de MT que não votaram nas três últimas eleições podem ter o título cancelado

  • 24/04/2019 16:37
  • Redação/Assessoria

Mais de 44 mil eleitores de Mato Grosso que não votaram nas últimas três eleições podem ter o título cancelado, caso não procurem a Justiça Eleitoral para justificar a ausência. O prazo para regularizar a situação se encerra no dia 6 de maio.

 

O órgão saliente que cada turno é considerado um pleito eleitoral.

 

Rondonópolis, município a 218 km de Cuiabá, possui o maior número de eleitores passíveis de cancelamento, de acordo com o TRE-MT. Em seguida estão os municípios de Primavera do Leste, Tangará da Serra e Cáceres.

 

O eleitor pode consultar a própria situação através da internet, no site do TRE.

 

Na internet, o interessado deverá clicar na aba "eleitor" e, em seguida, "situação eleitoral" para informar o nome completo e a data de nascimento ou o número do título eleitoral. O sistema emitirá a certidão informando a situação do eleitor.

 

Para regularização, o eleitor deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade e, se possuir, título eleitoral, comprovantes de votação e de justificativa.

 

O eleitor que não votou e nem justificou dentro do prazo previsto em lei, terá que pagar uma multa para cada ausência, cujo valor varia em cada município a critério do juiz eleitoral.

 

O eleitor que não regularizar ficará impedido de exercer diversos direitos, entre eles: votar, obter passaporte, tomar posse em cargo público, fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.