Fóruns trabalhistas de Sinop e Sorriso em MT vão produzir energia solar

Fóruns trabalhistas de Sinop e Sorriso em MT vão produzir energia solar

  • 19/03/2019 10:28
  • Redação/Assessoria

Em breve os dois fóruns do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), da 23ª região, serão unidades de geração de energia fotovoltaica. O projeto de aproveitamento da energia sustentável e limpa começa com o lançamento da licitação para contratar o sistema. O pregão eletrônico 004/2019, lançado na última sexta-feira (15), convoca empresas para modularem um projeto para as unidades do TRT 23ª região de Sinop e Sorriso. Nesse pacote também estão a venda dos equipamentos necessários, a instalação e a conexão com a rede de distribuição de energia.

 

A licitação é bastante aberta e não determina exatamente a quantidade de painéis, inversores de carga ou demais instrumentos que serão necessários para o sistema. O edital também não estabelece um valor de referência, como teto.

 

O “guia” do que o TRT quer comprar é a capacidade instalada. Na unidade de Sinop, a micro-usina solar deve ter capacidade instalada de 75 kWp (Kilowatt pico) – unidade de medida utilizada nos sistemas fotovoltaicos. Já a planta de Sorriso deve ter 39 kWp de potência instalada.

 

Na justificativa presente no edital, o TRT informa que o uso de energia elétrica é imprescindível à prestação jurisdicional, “sendo necessário para iluminação, segurança, refrigeração e uso de diversos equipamentos indispensáveis como computadores, data center, elevadores e outros”.

 

Na prática, a conta de energia representa em média 8% dos gastos com o custeio do TRT da 23ª Região. Despesa que tem crescido nos últimos 5 anos cerca de 9% ao ano.

 

O edital determina que a empresa que vencer a licitação terá 90 dias para elaborar o projeto, instalar e conectar o sistema gerador a rede da Energisa. Basicamente, os dois fóruns vão gerar energia durante os dias ensolarados e essa produção vai para a rede da concessionária de energia, gerando um crédito para o órgão – que no fim do mês é abatido do seu consumo. Qualquer empresa ou cidadão pode fazer o mesmo na sua casa.

 

Os painéis solares terão que ter garantia de 25 anos e os inversores de carga 5 anos. As instalações elétricas devem ter garantia de um ano.

 

Os projetos deverão ser dimensionados pela área de cobertura das duas unidades do TRT. A de Sinop tem 771 metros quadrados enquanto a de Sorriso é menor: 405 metros quadrados.

 

Com esse espaço e a potencia instalada exigida no edital, o TRT estima que irá gerar por ano 97.153 kWh na unidade de Sinop e 51.317 kWh na planta de Sorriso.

 

Investir na geração de energia elétrica não chega a ser uma novidade para a justiça do trabalho. No ano de 2018 foram instalados sistemas de geração fotovoltaica nos Fóruns Trabalhistas de Tangará da Serra e Várzea Grande. O investimento projetado para as unidades de Sinop e Sorriso é para que o TRT expanda sua capacidade de geração de energia elétrica.

 

  • Fonte: Jamerson Miléski