Único banco de leite humano de Rondonópolis está com estoque baixo e bebês internados na UTI se alimentam com leite artificial

Único banco de leite humano de Rondonópolis está com estoque baixo e bebês internados na UTI se alimentam com leite artificial

  • 14/11/2018 10:32
  • Redação/Assessoria

O único banco de leite humano do interior de Mato Grosso, no Hospital Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, está com o estoque baixo.

 

Até agora, 25 bebês estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, intermediária e canguru e necessitam do leite para cumprir as dietas.

 

No entanto, com a baixa quantidade no estoque, é necessário recorrer às fórmulas artificiais pra alimentá-los.

 

O leite que ainda possui no estoque já foi pasteurizado, e deve suprir as necessidades das UTIs até quarta-feira (14).

 

De acordo com a responsável técnica do banco de leite, Scheila Santos, as prescrições médicas sempre optam pelo leite humano, mas, quando não é possível, utilizam fórmulas de leites artificiais.

 

“Nem sempre as doadoras têm leite suficiente para encher um frasco. São mulheres que estão sensíveis, é uma situação muito desagradável. As vezes elas estão fora de casa e hospedadas em um hospital”, explicou.

 

No sábado (17) é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade e Scheila ressalta a importância das mulheres que estão amamentando doarem leite para o hospital e ajudar os recém-nascidos prematuros que estão internadas nas UTIs.

 

“Esse é o apelo. Seja uma doadora, ajude um bebê prematuro a sobreviver e ter mais saúde”, pontuou.

 

  • Fonte: Emerson Sanchez, TV Centro América