Empresas suspeitas de extração ilegal de madeira são alvos de operação da PF e Ibama em MT

Empresas suspeitas de extração ilegal de madeira são alvos de operação da PF e Ibama em MT

  • 14/11/2018 10:28
  • Redação/Assessoria

Uma organização criminosa suspeita de extração ilegal de madeira é alvo de uma operação nesta quarta-feira (14) em Feliz Natal, a 518 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Federal, a Operação 'Madeira Nativa' deve cumprir oito mandados de busca e apreensão em empresas madeireiras e nas residências dos principais investigados.

 

A operação é feita com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

De acordo com a PF, uma organização criminosa responsável pela contínua extração ilegal de madeiras no Projeto de Assentamento ENA, em Feliz Natal, é a principal investigada na ação policial.

 

Essa organização criminosa extraía grandes quantidades de madeiras da área de reserva legal do projeto e cometia fraudes no Sistema de Gestão Florestal do Estado do Mato Grosso (SISFLORA-MT). Com a ação, a madeira constava como legal, alterando local de extração e tipo de madeira.

 

Os suspeitos conseguiam simular a retirada das madeiras, algumas que têm extração proibida, para outro tipo de madeira que possui autorização para ser extraída.

 

Além disso, foi apurado que a organização criminosa é dividida em núcleos: alguns responsáveis pela exploração e transporte da madeira, outros pelo esquentamento dela e um último pela vigilância e segurança armada das operações criminosas.

 

O grupo deve responder por furto, receptação, falsidade ideológica e organização criminosa, além de crimes ambientais diversos.

 

  • Fonte: G1 MT