Assaltantes são condenados a mais de 40 anos por crimes de 'saidinha' de banco em MT

Assaltantes são condenados a mais de 40 anos por crimes de 'saidinha' de banco em MT

  • 06/09/2018 14:32
  • Redação/Assessoria

A Justiça de Mato Grosso condenou cinco pessoas acusadas de envolvimento em uma organização criminosa que praticava crimes conhecidos como 'saidinha' de banco. O grupo foi alvo da operação Sétimo Mandamento, realizada em dezembro de 2011, pelo Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco).

 

Todos foram condenados pelo crime de associação criminosa e roubo e deverão cumprir a pena em regime fechado. As penas, se somadas, chegam a mais de 40 anos de prisão.

 

A decisão é do juiz Marcos Faleiros da Silva, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, e foi publicada nessa quarta-feira (5).

 

Foram condenados os réus Tamires Fernanda de Arruda (oito anos e quatro meses de prisão), Eduardo Ortt Barbosa (nove anos e quatro meses de prisão), Edilson Campos Francisco (nove anos e quatro meses de prisão), Leandro Borges Soares (nove anos e quatro meses de prisão) e José Augusto de Figueiredo Ferreira (oito anos e cinco meses de prisão).

 

O magistrado decretou a prisão de Leandro, Eduardo e Tamires, que estavam soltos.

 

O caso

De acordo com o Ministério Público, o grupo era divido em quatro equipes, sendo cada uma comandada por uma espécie de líder. Em geral, eram escolhidos um 'olheiro', um 'piloto', um 'pegador', além do próprio líder, que geralmente exercia a função de apoio ao grupo.

 

As investigações apontam que a escolha dos integrantes dos grupos era feita de acordo com a especialidade da pessoa. Cada componente do bando tinha uma função pré-estabelecida.

 

A identificação da vítima era função do ‘olheiro’, que era responsável em ficar dentro da agência bancária ou próximo do terminal de saque.

 

O ‘olheiro’ escolhia pessoas que sacavam valores acima de R$2 mil. Esse papel era escolhido pelo líder, diante da importância dessa função no bando delituoso.

 

Sétimo Mandamento

A operação 'Sétimo Mandamento' foi deflagrada em dezembro de 2011 em Cuiabá e Várzea Grande, para combater uma organização criminosa especializada em práticas de roubos na modalidade ‘saidinha de banco’, assalto a residências e estabelecimentos comerciais.

 

A Justiça decretou 44 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão contra uma quadrilha suspeita de roubos na modalidade “saidinha de banco”, assaltos em residências e estabelecimentos comerciais.


Na época, o Gaeco prendeu 36 acusados e oito ficaram foragidos, totalizando 44 pessoas. No entanto, uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ-MT) libertou as pessoas que estavam presas, diante de uma brecha jurídica aberta devido a uma discussão sobre qual Vara era competente para julgar o caso.

 

  • Fonte: G1 MT