Sedã com alma esportiva, Fiat Cronos une tecnologia e segurança

Sedã com alma esportiva, Fiat Cronos une tecnologia e segurança

  • 30/06/2018 10:32
  • Redação/Assessoria

Fiat Cronos combina visual arrojado e espaço interno para atrair quem quer praticidade, mas não abre mão de esportividade 

Com o lançamento do Fiat Cronos, a montadora italiana comprova: um sedã pode, muito bem, ter apelo esportivo.

 

Por um lado, é um automóvel seguro e espaçoso – seu porta-malas, de 525 litros, é o maior entre os concorrentes diretos. Por outro lado, linhas dinâmicas percorrem e unificam todos os elementos da carroceria. O visual arrojado é visível na dianteira, com o aspecto musculoso e de capô alongado, e nos faróis, que invadem as laterais com uma assinatura de LED.

 

É, portanto, um carro para quem precisa de espaço. Uma série de qualidades deixa clara essa característica arrojada: o espaço interno amplo e sofisticado se soma ao câmbio automático de seis velocidades e às duas opções de motores, o Firefly 1.3 e o E.torQ 1.8 16V de 139 cv.

 

O Fiat Cronos Precision 1.8, por exemplo, só precisa de 11,2 segundos para chegar de 0 a 100 quilômetros por hora e de 8,3 segundos para retomar de 80 a 120 quilômetros por hora em quinta marcha.

 

O sedã também se apresenta como um ótimo parceiro para o motorista. O controle eletrônico de estabilidade e tração auxilia nas situações mais difíceis, e a tecnologia Hill Holder mantém os freios acionados até que o motor alcance a força necessária para o arranque em aclives ou declives (ou, em todo caso, por até 2 segundos depois de o motorista tirar o pé do pedal de freio). E essas não são as únicas ferramentas de segurança embarcadas no veículo.

 

Proteção acima de tudo

O modelo oferece airbags laterais dianteiros, que aumentam exponencialmente a proteção em caso de colisão. Para facilitar nas balizas, o motorista conta com o auxílio da câmera de ré com linhas dinâmicas. A calibragem dos pneus é monitorada automaticamente e o veículo vem equipado com a função tilt down, que inclina o retrovisor direito automaticamente quando a ré é engatada.

 

No escuro, luzes de cortesia iluminam o piso à frente das portas. E o sistema Keyless Entry’N’Go identifica quando a chave está próxima e abre as portas automaticamente. Para quem tem filhos, o sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis garante a segurança, porque elas ficam ligadas diretamente à estrutura do veículo. E o fechamento dos vidros é interrompido e revertido no contato com qualquer obstáculo – ou seja, se a criança colocar as mãos sobre a janela enquanto ela é fechada, o movimento do vidro será paralisado e ele voltará a descer.

 

Tecnologia de alto padrão

Internamente, o design requintado e as diferentes texturas do painel demonstram a qualidade do acabamento do Fiat Cronos. O volante é multifuncional, com comandos de rádio e telefone. Mas a tecnologia não para por aí. A Central Multimídia Uconnect 7”, em estilo flutuante, como um tablet, e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, permite acessar, com segurança, aplicativos como Waze, WhatsApp e Spotify.

 

Todos os elementos formam um pacote completo, seguro e tecnológico, digno de um sedã – mas com o design esportivo perfeito para escapar do tédio.

 

  • Fonte: Quatro Rodas