Inédito Audi Q8 poderá ser o SUV mais caro da história da marca

Inédito Audi Q8 poderá ser o SUV mais caro da história da marca

  • 08/06/2018 11:10
  • Redação/Assessoria

Utilitário de luxo adota recursos que estrearam no A8, modelo topo de linha da marca alemã


O visual ousado do Q8 ficou muito próximo do protótipo revelado no início do ano (Divulgação/Audi)

 

Audi Q8 O visual ousado do Q8 ficou muito próximo do protótipo revelado no início do ano
 

Faz quase quatro dias que não é anunciado nenhum SUV no mercado, então, para acabar com a crise de abstinência dos fãs de utilitários, a Audi antecipou as primeiras imagens e informações do Q8.

 

O inédito modelo segue a tendência de SUVs com perfil de cupê, mas em tamanho GG. Pense no Q8 como rival direto do BMW X6 e Mercedes GLE Coupe.

 

Audi Q8 Uma faixa escura faz a ligação visual das duas lanternas horizontais

 

O Q8 usa a mesma plataforma MLBEvo do Q7 e de outros modelos do grupo VW, como o Porsche Cayenne, Lamborghini Urus e Bentley Bentayga.

 

Audi Q8 A parte traseira do teto ficou mais baixa e curta do que no Q7

 

A fábrica manteve boa parte do visual ousado do conceito homônimo apresentado no salão de Genebra, em março.


Nesse pacote está incluso a incomum grade frontal com filetes verticais e os faróis bicolores.

 

Audi Q8 A parte escura abaixo do farol baixo faz parte da mesma peça e incorpora o facho alto adaptativo em LED

 

O interior é muito próximo ao usado na nova geração do A8. O sedã topo de linha, inclusive, emprestou diversas tecnologias para o SUV que deve se posicionar no topo da gama de utilitários da Audi, superando o Q7.

 

Audi Q8 O tecnológico interior é similar ao do A8 e conta com três telas customizáveis
 

 

Entre os recursos está o sistema parcialmente híbrido. O conjunto é composto por um alternador de alta potência e uma bateria de 48V, capaz de armazenar parte da energia recuperada em frenagens para reaproveitá-la em acelerações.

 

Esse equipamento, junto a outros acessórios, permite a adoção de uma evolução do start-stop.

 

Audi Q8 Visual da traseira mistura elementos do Q7 e do “irmão” Lamborghini Urus

 

Com a novidade, o Q8 pode não só desacoplar o câmbio (como faz boa parte dos Audi atuais com câmbio S-Tronic), como também desligar o motor com o carro a até 160 km/h, economizando combustível enquanto aproveita ao máximo a inércia do carro em pisos planos ou descidas leves.

 

Baixinho invocado

Audi Q8 O quadro de instrumentos digital é o mesmo usado em outros modelos da marca e no novo Golf
 

O novo SUV é quase um Q7 em versão cupê, ou um A7 SUV: ele é mais curto, baixo e largo que o irmão de plataforma. São 4,98 m de comprimento (- 6,6 cm em relação ao Q7), 2 m de largura (+ 2,7 cm) e 1,71 m de altura (- 3,1 cm).

 

Deixar a parte posterior do teto mais baixa e curta teve seus efeitos colaterais. O Q8 só pode levar até cinco pessoas (contra até sete no Q7) e seu porta-malas tem volume 285 litros menor.

 

Audi Q8 As portas sem batentes permitem um teto mais baixo sem prejudicar o acesso à cabine
 

Mas pode ficar tranquilo: segundo a Audi, dá para levar duas bolsas para tacos de golf no porta-malas do Q8 – que terá tampa com abertura elétrica de série.

 

  • Fonte: Quatro Rodas