Jogos Escolares da Juventude não deve ser realizado em Mato Grosso

Jogos Escolares da Juventude não deve ser realizado em Mato Grosso

  • 31/05/2018 11:27
  • Redação/Assessoria

O principal evento esportivo estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, está perto de não acontecer no estado de Mato Grosso, o que seria uma catástrofe para milhares de jovens em todo estado.

 

Uma reunião na tarde da ultima 3ª feira (29), que contou inclusive com a presença do setor financeiro da Seduc e da Secretária de Educação em exercício, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, e representantes da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer do Estado de Mato Grosso, eles não teriam chegado a um acordo sobre a realização ou não do evento. Mesmo diante de um relatório minucioso elaborado e entregue ao Governador Pedro Taques, elencando os prós e os contra sobre uma possível não realização dos jogos escolares no estado, o evento ainda segue incerto.

 

Uma competição onde o seu principal objetivo é a inserção social do jovem através do esporte, ressaltando também a importância do evento para o surgimento de novos atletas, pode estar chegando ao seu fim no estado de Mato Grosso. Milhares e milhares de jovens deixarão de ter esse momento de celebração e de oportunidade única para a troca de experiências e aprendizados, pois, através dessas atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.

De acordo com o COB, Comitê Olímpico Brasileiro, ao educar o jovem através da prática desportiva escolar estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play.

 

Os Jogos Escolares da Juventude, é equiparado aos grandes eventos internacionais, sendo um exemplo positivo para a prática esportiva, para milhares de jovens dos 12 aos 17 anos de instituições públicas e privadas de todo o país e que a partir de 2018, contará com apenas uma única etapa nacional, onde reunirá cerca de oito mil jovens atletas em torno do esporte, cultura e cidadania.

 

  • Fonte: MT Esporte