MT tem 11 mortes confirmadas por H1N1 em 2018, Campanha é prorrogada

MT tem 11 mortes confirmadas por H1N1 em 2018, Campanha é prorrogada

  • 31/05/2018 10:44
  • Redação/Assessoria

Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. Há outros 334 casos suspeitos que estão sendo investigados.

 

Mato Grosso já registra 11 mortes confirmadas por gripe influenza apenas este ano, segundo boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

 

De acordo com a SES, há outros 334 casos suspeitos que estão sendo investigados, cujos resultados deverão ser conhecidos em até 30 dias.

 

Das onze mortes confirmadas, duas são por influenza A; quatro por H1N1; três por influenza A/H3 e duas por influenza B.

 

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continua aumentando, já são 22 casos confirmados.

 

Com a prorrogação do período da campanha nacional de vacinação para até o dia 15 de junho, a SES acredita que as pessoas do grupo prioritário que ainda não foram se vacinar terão mais tempo para se programar para irem aos postos municipais de vacinação para se imunizar.

 

A vacina contra a gripe influenza é a única forma de imunização. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem.

 

A gripe é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, se manifestando de forma mais ou menos grave.

 

Campanha prorrogada

A campanha de vacinação contra gripe, que terminaria na sexta-feira (1º), foi prorrogada nessa terça-feira (29) por recomendação do Ministério da Saúde em Mato Grosso e em todo o país. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Mato Grosso aplicou 557.417 mil doses e alcançou meta de 70%.

 

Na nota divulgada à imprensa, o Ministério da Saúde explicou que a prorrogação foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde.

 

  • Fonte: G1 MT