Paralisação de caminhoneiros afeta aulas em escolas e universidades

Paralisação de caminhoneiros afeta aulas em escolas e universidades

  • 28/05/2018 12:12
  • Redação/Assessoria

Funcionários, alunos e professores encontram dificuldade para chegar às instituições de ensino. A falta de combustível atinge o transporte deles

 

Escolas e universidades são afetadas pela greve dos caminhoneiros, que chega nesta quinta-feira (24) ao quarto dia. Isto porque a falta de combustível está levando à redução da circulação tanto de ônibus escolares, quanto de transporte público, dificultando a chegada de estudantes, professores e funcionários aos estabelecimentos.

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), que já havia suspendido as aulas e o expediente administrativo até a manhã desta quinta, emitiu um novo comunicado suspendendo também as atividades desta tarde e noite nos campus Recife, Vitória e Caruaru.

Você apoia a greve dos caminhoneiros?

Os restaurantes universitários do Recife e do CAA (Centro Acadêmico do Agreste) não servirão jantar. Ainda segundo a UFPE, as entrevistas e demais atendimentos dos serviços oferecidos pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil que estavam marcados para esta quinta serão reagendados.

A UPE (Universidade de Pernambuco) também suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas de todos os seus 15 campus da tarde e noite desta quinta. As atividades assistenciais das unidades do Complexo Hospitalar da UPE, composto pelo Huoc (Hospital Universitário Oswaldo Cruz), Procape (Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco) e Cisam (Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros), estão mantidas em seu máximo, em respeito aos pacientes que compareçam às unidade de saúde. A UPE diz que caso haja redução do número de servidores disponíveis nos atendimentos, serão priorizados os casos com gravidade clínica e situações emergenciais.

Eunício Oliveira volta a Brasília para resolver greve dos caminhoneiros

Escolas

Os estudantes das escolas da rede municipal de Taquaritinga do Norte (PE) tiveram as aulas suspensas devido a impossibilidade de abastecimento da frota do transporte escolar. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura do município, as aulas foram suspensas nesta quinta (24) e sexta-feira (25).

A suspensão poderá, no entanto, se estender para a semana que vem, dependendo do abastecimento dos postos de gasolina da região, que estão, segundo a secretaria, sem combustível. "A suspensão das aulas já foi comunicada ao representante do Ministério Público. Analisaremos a melhor forma de repor as aulas", diz em nota. 

Greve dos caminhoneiros pode afetar abastecimento de água no RJ

Suspensão do transporte escolar

PublicidadeFechar anúncio
Em Primavera do Leste (MT), cinco ônibus escolares tiveram a circulação suspensa nesta quinta (24), afetando o transporte de cerca de 500 estudantes e 15 professores e funciários de escolas públicas. No total, 19 ônibus da prefeitura, além de 18 terceirizados seguem operando normalmente.

A circulação foi suspensa na região central da cidade. A Secretaria de Educação e Esporte diz que priorizou a circulação dos ônibus em regiões periféricas e rurais, onde outros meios de transporte são mais difíceis.    

Falta de combustível faz empresas aéreas adotarem restrições

Em Ubatuba (SP), a partir desta quinta (24), o transporte escolar está suspenso tanto para aulas regulares como atividades de contraturno. Segundo a prefeitura, três ônibus, oito micro-ônibus e cinco vans deixarão de atender cerca de 1,2 mil alunos das regiões mais distantes.

As máquinas da Secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública, que executam serviços de manutenção e zeladoria pelo município, também param a partir desta quinta-feira.

Multa para postos que abusarem de preços pode ser de até R$ 9 milhões

Os serviços de saúde também poderão ser prejudicados. As reservas de combustível são suficientes, de acordo com a prefeitura, apenas até sexta-feira (25). A frota usada para a coleta de lixo no município também tem combustível suficiente somente para até esta sexta-feira.

Greve dos caminhoneiros

A greve começou na segunda-feira (21) devido às sucessivas altas do preço dos combustíveis, em especial o diesel. Na noite de quarta-feira (23), o presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciou uma redução de 10% no valor do diesel nas refinarias por 15 dias. A decisão, segundo ele, busca contribuir para uma possível trégua no movimento da categoria.

A Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) afirmou, nesta quarta-feira, que a mobilização só será encerrada após o presidente Michel Temer sancionar e publicar, no Diário Oficial da União, a decisão de zerar a alíquota do PIS-Cofins incidente sobre o diesel.

  • Fonte: R7