Caravana de universitários do Pará vem conhecer a maior feira do agro de MT

Caravana de universitários do Pará vem conhecer a maior feira do agro de MT

  • 11/04/2023 11:14
  • Redação/Assessoria

Uma caravana com 34 estudantes de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus de Itaituba, virá para conhecer a Norte Show 2023, que será realizada de 18 a 21 de abril, em Sinop. Batizada como 1ª Imersão Tecnológica, a viagem é inédita para os estudantes e professores do curso. 

 

Um dos organizadores é o professor Dr. Jakson Leite, que ministra a disciplina de Anatomia Vegetal, Controle de Plantas Daninhas e Fitopatologia Básica. Ele escolheu a Norte Show por ser uma das maiores feiras do agronegócio de Mato Grosso e do país. 

 

“Na feira são apresentadas novas tecnologias para a produção no campo. Ao frequentar a Norte Show, os profissionais do agro em formação estarão conhecendo o que há de mais novo para as atividades profissionais no campo. O aprendizado não acontece somente no espaço acadêmico, as feiras agropecuárias também são espaços de aprendizagem e nossos estudantes tem muito a aprender na Norte Show”, argumentou. 

 

Ele conta ainda que os universitários estão empolgados em conhecer o maquinário agrícola, as empresas do setor de insumos agrícola (sementes, fertilizantes), além de participar das palestras. 

 

“Há um desejo de conhecer alguma propriedade de produção de soja para ver de perto o modelo da prática agrícola no Mato Grosso, mas ainda não conseguimos uma fazenda para visitar em Sinop”, disse o professor. 

 

Os universitários devem permanecer na cidade nos dias 18 e 19 de abril. Eles não poderão ficar até o dia 21 de abril por uma questão de redução de custos. 

 

“Os alunos estão financiando a viagem por meio de arrecadação de patrocínios. Pagaram ônibus, hospedagem, confecção de camisas e alimentação. Mais um dia implicaria em mais custos”, explicou. 

 

Além do Dr. Jakson Leite, o professor Dr. Antônio Carlos Martins dos Santos, que ministra a disciplina de Máquinas e Implementos Agrícolas, Fertilidade do Solo e Fisiologia Vegetal também deve acompanhar os estudantes na viagem. Ambos representam os 10 professores do curso de Agronomia.

 

  • Fonte: Assessoria