Operação da Polícia Civil cumpre mandados contra investigados por direcionar serviços funerários em Sorriso, Sinop e Lucas em MT

Operação da Polícia Civil cumpre mandados contra investigados por direcionar serviços funerários em Sorriso, Sinop e Lucas em MT

  • 01/02/2023 11:16
  • Redação/Assessoria

A polícia civil de mato grosso desencadeou a operação ‘’RIP MONEY”, para cumprimento de mandados de busca e apreensão e decretação de medidas cautelares contra três investigados por se associar criminalmente para direcionar pessoas falecidas a prestadoras de serviços funerários, em três cidades do norte do estado.

 

Os mandados foram cumpridos nas cidades de sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde. 

 

A delegacia da polícia civil em sorriso instaurou um inquérito, no ano passado, para apurar os delitos de associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e usurpação de função pública cometido pelos investigados, entre eles, um homem que trabalha como vigilante de um hospital público no município. 

 

Conforme a Delegada Jéssica Assis, o vigilante se oferecia para encaminhar corpos de pessoas que faleceram nos hospitais regionais de sorriso e de Sinop e em dois hospitais particulares dos respectivos municípios á funerárias das cidades mencionadas. 
Depoimentos coletados durante a investigação apontaram que o investigado identificado apenas como W.B.S. apresentou uma ‘negociação’ com uma funerária, de um percentual de 15% do valor total que a empresa cobraria para fazer um translado fora do município. Caso a pessoa que falecesse fosse sepultada no município de sorriso, o valor fixo cobrado seria de R$ 500,00. 

 

A investigação apontou ainda que durante a tentativa de abrir mais uma negociação escusa com o proprietário de outra funerária, ele denunciou o esquema. 

 

Ele [vigilante], explicou como deveria ser feita a aproximação das famílias em luto. Para isso, procurava se aproximar em momentos de mais sensibilidade dos familiares se passando por funcionários da POLITEC, a fim de ter acesso a dados pessoais e contatos telefônicos. 

 

A operação teve como objetivo apreender materiais que possam reforçar a investigação e permitir à polícia civil identificar os agentes estatais que integram a associação criminosa. 

 

Rip é a sigla em latim para a expressão ‘requiescat in pace’, epitáfio que significa ‘’descanse em paz’’.

 

 

  • Fonte: Assessoria/ Sonia Godinho