ABRAJAS: associação dos beneficiários da rodovia João Adão Scheeren faz convite para assembléia geral
- 12/09/2024 12:30
- Redação/Assessoria
O instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, localizado em Sinop, informou que mais de 800 pacientes não retiraram os resultados de exames. A instituição, filiada ao Hospital de Amor de Barretos, oferece atendimento gratuito para mulheres do município e região, e tem como foco a prevenção do câncer de mama e colo uterino.
Dentre os laudos estão resultados de mamografia e Papanicolau. A equipe do instituto solicita que os exames sejam retirados em até 30 dias após a realização do exame, para garantir a eficácia no acompanhamento e cuidados com a saúde das pacientes.
Conforme assessoria do instituto, neste ano foi realizado mais de 22,9 mil atendimentos. Somente em 2022, 54 casos de câncer foram identificados precocemente em mulheres, que receberam o diagnóstico e orientações para iniciar o tratamento.
“Um laudo completo e confiável, conforme o que é emitido pelo Instituto, é fundamental para o controle e rastreamento de doenças, como o câncer de mama e câncer de colo uterino. Afinal, é nesse documento que se encontra a análise e conclusão de um mastologista, radiologista, ou ginecologista sobre o exame. É por meio desses resultados que a mulher fica sabendo quando deve retornar para novos exames de rastreamento”, explicou o Supervisor Administrativo do Instituto, Heverton Mota, através da assessoria.