UBS Maria Vindilina II passa atender 24 horas casos de Covid-19

UBS Maria Vindilina II passa atender 24 horas casos de Covid-19

  • 16/03/2021 11:20
  • Redação/Assessoria

A Unidade Básica de Saúde (UBS) José Ramos Pereira (Maria Vindilina II) passou a atender, neste domingo (14), exclusivamente os casos de Covid-19. O funcionamento é 24 horas e substitui os atendimentos anteriormente prestados na área lateral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) André Maggi, dando mais conforto aos pacientes.

São equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos atendendo no local, onde foi montando também espaço para soroterapia de casos suspeitos ou confirmados da doença. “Ao paciente que for necessário passar por soroterapia, aqui nós temos de 8 a 10 cadeiras para fazer esse procedimento. Os pacientes mais graves, nós estamos com ambulância a disposição para poder encaminhar ele para a UPA”, explicou o secretário de Saúde, Valério Gobbato.

Com essa alteração, a UPA passa a ser utilizada especificamente para os casos de internação na recém aberta Ala Covid. “O paciente com suspeita de Covid não deve procurar a UPA. A porta de entrada está aqui no Maria Vindilina. Escolhemos essa unidade justamente pela proximidade com a UPA. O paciente vem para cá, é feito o primeiro atendimento e, se necessário, será encaminhado para a Ala Covid, que funciona anexo a UPA, mas com entrada e equipe totalmente separadas das pessoas vítimas de acidentes ou outros agravos”, destacou.

Para os atendimentos de rotina, os moradores da região podem se direcionar a unidade do Maria Vindilina I, que fica distante cerca de 500 metros da agora unidade de referência Covid.

Outros locais de atendimento

À noite, aos finais de semana e feriados, a Upinha, que está funcionando temporariamente na UBS Ibirapuera, também é ponto de referência nos atendimentos dos pacientes que apresentam sintomas gripais. “E se for casos mais graves, também solicitamos ambulância e encaminhamos à UPA”, reforçou.

Já de segunda à sexta-feira, a Unidade Covid Primaveras mantém atendimentos médicos e de coletas de exames laboratoriais das 7h às 19h, sem intervalos.

 

  • Fonte: Karoline Kuhn