Guarda Civil de Sinop é capacitada para uso de armas não letais

Guarda Civil de Sinop é capacitada para uso de armas não letais

  • 16/03/2021 11:17
  • Redação/Assessoria

O instrutor de defesa pessoal da Guarda Civil Municipal de Sinop (GCM), David Andrade, participou do curso para formação de instrutores de manuseio de Tecnologias Não Letais (TNL’s) promovido pela indústria bélica Condor Tecnologias Não Letais. A capacitação voltada à habilitação de guardas municipais ocorreu entre os dias dois e quatro deste mês, na base da empresa brasileira, instalada no município de Nova Iguaçu-RJ.

A formação repassou aos participantes a forma adequada de manuseio, operação, manutenção, destruição, transporte e armazenamento. Além de treinamento de postura no emprego tático, estudo de casos e práticas em ambientes de controle de multidão, distúrbios civis, presídio, resgate de reféns, bloqueios de vias de acesso, abordagem de suspeitos e demais situações ou locais que se faz necessário o emprego da força moderada.

Granadas não letais (lacrimogêneas e de pimenta), granadas explosivas, cartuchos de emissão fumígena e pistola spark (dispositivo elétrico incapacitante) foram alguns dos inúmeros produtos apresentados aos participantes do curso. Os equipamentos visam a proteção individual do agente e o emprego da força moderada na contenção de conflitos.

Andrade informou que dentre elas, levando em consideração o campo de atuação da GCM no município, a pistola spark é a mais indicada para uso da guarda em Sinop.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos informou que há previsão para abertura de licitação para aquisição de equipamentos de proteção individual para a guarda civil e que entre os produtos estão coletes balísticos, dispositivo elétrico (pistola spark) e spray de gás de pimenta. A pasta esclareceu ainda, que está com o processo de formalização do pedido de autorização ao Exército Brasileiro, em andamento, para compra e uso da pistola elétrica incapacitante, haja vista que é um produto controlado pelas forças armadas.

Por receber a capacitação e ser multiplicador, David Andrade, será o instrutor responsável por formar os demais colegas de farda para o uso correto desses materiais.

“É sempre importante para nós, agentes que atuam na segurança do município, se manter informado e atualizado das tecnologias que possuem eficácia comprovada para o uso da força moderada, tanto para conter conflitos generalizados como manter a integridade física do profissional da segurança. Sem duvida foi enriquecedor o conhecimento adquirido nesses dias de curso”, disse Andrade.

Ao todo 13 agentes representando os estados de Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Amazonas, participaram do evento nacional.

 

  • Fonte: Roneir Corrêa