Covid-19: Mais uma morte é confirmada em Sinop-MT

Covid-19: Mais uma morte é confirmada em Sinop-MT

  • 18/06/2020 10:04
  • Redação/Assessoria

Nesta quarta-feira (17), foi confirmada mais uma morte por coronavírus em Sinop. Até o final desta tarde, o Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Saúde informou que 15 pessoas morreram por Covid-19 desde o início da pandemia.

 

Segundo o registro, o 15º óbito foi confirmado positivo para COVID-19, no dia 10/06. Trata-se de um homem do sexo masculino, 45 anos, com admissão no Hospital Regional dia 08/06. Ele morreu na madrugada de hoje, 17/06 e não apresentava comorbidades.

 

O documento explica, ainda, que outros três casos de óbitos aguardam confirmação do exame para Covid-19 pelo Lacen/MT. Tratam-se de: um homem de 85 anos que se encontrava na UPA, um homem de 66 anos e de uma mulher de 73 anos que estavam na UTI do Hospital Regional de Sinop (HRS).

 

Demais informações do Boletim dão conta de que 205 pessoas tiveram exame positivado para Covid-19 desde o início da pandemia, em 16 de março. Destes, 111 estão recuperados, 76 são monitorados em isolamento domiciliar e três estão internados, sendo um em UTI privada e dois em enfermaria privada.

 

Como é feita a contagem dos números?

Números do Covid-19 são atualizados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, com objetivo de informar a população sobre o cenário da doença no município. A contagem é feita a partir de dados compilados pela Secretaria junto à rede pública de saúde e a privada. No caso da rede privada, laboratórios ou hospitais informam à SMS todos os resultados de procedimentos diversos/internações realizados nessas instituições.

 

COVID-19: números até quarta-feira (17)

O quadro epidemiológico do município apresenta-se da seguinte maneira, baseado em dados notificados até às 18h00 do dia de hoje (17):

* Confirmados: 205

* Recuperados: 111

* Isolamento domiciliar confirmados: 76

* Óbitos: 15

* Internações: 3

* UTI hospital privado: 1

* Enfermaria hospital privado: 2

* Amostras totais enviadas desde 16 de março: 268

E os casos suspeitos?
Atualmente, a sintomatologia mais comum para suspeitas da doença gira em torno de:

* Tosse

* Febre

* Coriza

* Dor de Garganta

* Dificuldade para respirar

Muitas pessoas procuram os serviços de saúde – sejam públicos ou privados – a partir da apresentação de sintomas.

A partir do diagnóstico médico e se levando em conta a gravidade dos sintomas e o tempo que esse (a) paciente os apresenta, pode-se ser submetido a testes que ajudam na identificação do problema: testes rápidos que servem como triagem e/ou exames pela metodologia RTPCR. Mas é o médico quem indica tais procedimentos.

A gravidade do problema, isto é, se há internação, também influencia na realização de exames, por exemplo aqueles que são coletados e enviados ao Lacen de Mato Grosso.

 

  • Fonte: Redação