Prefeitura, MP e entidades definem intensificar fiscalizações para evitar aglomerações em Sinop-MT

Prefeitura, MP e entidades definem intensificar fiscalizações para evitar aglomerações em Sinop-MT

  • 11/06/2020 10:53
  • Redação/Assessoria

A reunião entre a prefeita Rosana Martinelli, promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, secretários municipais, presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Antônio Alves, União das Entidades (Unesin), João Carnelos e o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Marlon Pavanello ocorreu, ontem à noite, na sede do Ministério Público Estadual. O objetivo foi avaliar novas estratégias de prevenção e controle do Coronavírus (Covid-19), no município e definiram que as ações de fiscalização nos comércios serão intensificadas no próximos dias.

 

Também foi pedido apoio para que as entidades ajudem na aquisição de insumos e produtos para estruturação do laboratório exclusivo para o Covid-19, da UFMT, campus de Sinop. Os teste até começaram a serem feitos, mas foi suspenso na semana passada.  Segundo a instituição, o espaço foi estruturado e equipado para uma “demanda diária de 15 a 20 amostras, considerando os recursos humanos disponíveis para a realização de ensaios de biologia molecular, bem como os recursos financeiros obtidos por doação”. “Entretanto, com o avanço da pandemia, foram recebidas amostras em quantidade muito superior a esta já estabelecida”.

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas informou que durante a reunião foi descartada a paralisação de atividades comerciais em Sinop. Além disso, o uso de máscaras e de álcool 70% será inadmissível as aglomerações, seja em estabelecimentos privados, públicos ou em espaços abertos. “Pedimos a todos os empresários que continuem fazendo a sua parte, agindo corretamente e cobrando seus clientes, para não serem penalizados, se todos fizerem o certo continuaremos trabalhando e com saúde”, destacou o presidente da CDL Marcos, através da assessoria.

 

No último final de semema, agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária, Procon, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros aplicaram multa em R$ 2,8 mil em 12 estabelecimentos por estarem descumprindo as medidas de prevenção dos riscos de disseminação do novo Coronavírus previstas código sanitário e no decreto municipal.

 

De acordo com a equipe de fiscalização, todos os estabelecimentos multados são reincidentes. Todos foram visitados anteriormente e notificados para que se adequassem em relação à aglomeração de pessoas, distanciamento de mesas, uso de máscara facial, limite de horário, entre outros.

 

Ontem Sinop teve mais 5 casos de Covid-19 subindo para 123 o total de casos desde o início da pandemia. Desses, 50 pessoas estão em isolamento domiciliar, 4 internados (sendo um em enfermaria de hospital privado, dois na UTI do hospital regional e outro na enfermaria), 63 já se recuperaram da doença e 7 morreram.

 

  • Fonte: edação Só Notícias (foto: assessoria)