Professora e alunas de medicina lançam livro para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer infantil

Professora e alunas de medicina lançam livro para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer infantil

  • 07/03/2023 08:57
  • Redação/Assessoria

O câncer infantil é a 1ª causa de morte por doença em crianças no Brasil.  Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam que nos próximos três anos (2023, 2024 e 2025), cerca de 7.930 novos casos serão registrados, anualmente.
 

As patologias mais comuns, como: leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central, apresentam, em média, apenas 65% de chances de cura.  De acordo com especialistas, essa porcentagem poderia melhorar significativamente se os diagnósticos fossem precoces.  
 

Com o objetivo de aumentar as chances de cura, a professora, médica hematologista e oncologista, Dra. Anna Letícia Sant'Anna Yanai, em parceria com as acadêmicas do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT Campus Sinop), Maria Clara Martins de Araújo e Vitória Paglione Balestero de Lima, desenvolveram o livro A Força de Helena. 
 

A obra foi escrita de forma lúdica, com diálogos e ilustrações que alertam sobre os sinais e sintomas do câncer infantil. O livro foi lançado no fim do mês de fevereiro, no espaço Cultural Dois Pinheiros, com uma exposição literária e palestra de conscientização.
 

“Os sinais e sintomas do câncer infantil são, muitas vezes, confundidos com doenças comuns na infância, o que dificulta o diagnóstico e provoca consequências irreversíveis na vida do paciente.  As manchinhas roxas que persistem na pele da criança, a febre que sempre vem sem motivos aparentes, a dor óssea e demais sintomas precisam ser investigados rigorosamente por um especialista”, explicou Anna Letícia Sant'Anna Yanai.
 

A exposição ficará disponível no Espaço Cultural até o mês de abril. Durante esse período, cerca de mil exemplares físicos do livro serão comercializados no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros. Todo o lucro arrecadado será destinado para Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso (AVIP).

 

  • Fonte: Assessoria